Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2008

E agora?


Como se já não bastasse o dia-a-dia complicado para todos os cidadãos cariocas, seja do “Morro” ou do “Asfalto”, que tem que lidar com a “selva” urbana, com assaltos, tiroteios, seqüestros, tráfico de drogas, armas e influência entre outros, com as milícias, com os subornos e o nosso jeitinho brasileiro, agora vemos que o nosso exército não é tão diferente.

Obviamente é certo dizer que o episódio ocorrido essa semana é lamentável, não somente para a instituição militar como um todo, pois a credibilidade da população foi abalada, da mesma forma que ocorre com a nossa polícia militar e civil. Como podemos nos “sentir” protegidos? Pois a segurança pública assim como nacional está na mão dessas instituições que são os aparelhos de repressão do estado como um todo. São essas instituições que tem dever institucional e constitucional garantir tranqüilidade à todos nós sem discriminação, como reza no art. 5º da constituição, pois lá consta que todos somos iguais! Porém que igualdade é essa que há tempos beneficia uma pequena, bem pequena parcela da população? Se analisarmos, mesmo que de forma superficial, veremos que o material empregado em nossas forças policiai e militar é o mesmo, MATERIAL HUMANO, e como tal, sujeito a falhas, no caso falhas gravíssimas.

O Exercito possui um dos mais rígidos códigos de conduta, assim como uma mentalidade arcaica, que devem ser revistos e modernizados as atuais conjunturas, evoluir e transformar, ou transformar e evoluir. Grande parte do corpo formado pelas forças tem sua origem nas comunidades e áreas de riscos, convivem muito de perto com uma realidade que está muito distante do ideal. As razões pelas quais o oficial tomou a infame decisão de entregar os três jovens a traficantes de uma comunidade rival serão conhecidas em tempo.

O que realmente me preocupa é que isso só leva a outra realidade de caos e insegurança, pois se um Oficial do Exercito Brasileiro falha dessa maneira logo só podemos concluir que a falha de suas ações, resulta na falha da instituição que o formou! A pergunta é quantos tenentes Vinicius existem pelo Brasil? Quantos abusos ainda teremos que sofrer para que algo seja realmente feita para garantir nossa segurança? Não adianta mais ficarmos especulando sobre o assunto, pois o fato já ocorreu, temos é que tomar medidas junto aos nossos representantes no congresso nacional para que isso não seja mais uma realidade, infelizmente a nossa realidade.

4 comentários:

J.M. de Castro disse...

E ai Irmão!!! Ficou bonito o blog!! Gostei da forma como ficou o título também. Agora é divulgar pro pessoal entrar. Bota como endereço no orkut. Uma dica de texto que vai ficar interessante é você explicar o por quê do título e de sua forma. Quer dizer que comentou no meu blog? Finalmente!! Agora é só adicionar o meu ai do lado, como indicação.

Quanto ao texto...muito bem escrito...É a falência das instituições e de seus mecanismos de poder, cada vez mais caduco e precisando ser renovado.Um drama já assinado que se repete somente mudando de forma e lugar, mas sempre perverso.

Abração irmão. Agora vai ter que escrever sempre.

Coral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Hermenegildo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Hermenegildo disse...

Sou carioca, mas que mora atualmente em Minas Gerais. Fico muito triste com o descaso com que a cidade do Rio de Janeiro têm sido tratada. Todavia, não é um mero problema administrativo, ou então só do Rio de Janeiro. Sabemos que é um problema que circunda a própria estruturação da sociedade, que inserida no sistema capitalista, impõe desejos e necessidades, ao mesmo tempo que distancia possibilidades e oportunidades.Enfim...

Quanto ao blog, muito bacana. Boa sorte nesta empreitada!

abraços.