Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Rio de Janeiro continua...


"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!"

Após três dias do trágico episódio ocorrido em nossa cidade que outrora era chamada de maravilhosa, recebia a notícia que os pilotos das polícias Militar e Civil farão um curso de pilotagem em área de conflito, curso esse que deveria fazer parte do currículo de formação das nossas academias de policia, porém só agora depois do desastre anunciado há pelo menos uma década, pois não é de hoje que os morros cariocas onde o narcotráfico domina e detem um poder bélico digno de um exército, isso sem entrar no mérito do poder de reposição do material humano, que é quase inesgotável. Pois bem, agora será obrigatório esse curso, que se realizará no Mato Grosso em uma base aérea em construção! Conjecturas à parte, os olhos do mundo se voltaram para a nossa cidade, que se mostrou mais uma vez incapaz de controlar e superar a "crise" de violência, que realmente não sei mais se merece o nome de crise, pois crise sugere como a perturbação temporária dos mecanismos de regulação de um sistema, de um indivíduo ou de um grupo. Esta perturbação tem origem em causas externas e internas. Só de temporária já não há mais nada, pois em meus modestos 38 anos há pelo menos 24 ouço falar em violência tal como se apresenta.
De fato é trágico ver cenas como as ocorridas em 17 de outubro de 2009, uma verdadeira cena de guerra urbana, me senti em uma zona de conflito tais como vemos em filmes sobre o Oriente Médio o que me entristece, pois tivemos tempo e muito tempo para que as coisas não chegasse a esse ponto. Agora o leite já fora derramado e mostrado ao mundo em tempo real, a Imprensa internacional faz plantão em nossas favelas só esperando por um novo ataque tanto da policia como dos traficantes e nós meros civis ficamos passivos a tudo isso que acontece porque já faz parte do nosso cotidiano, já não nos surpreende ou choca tais cenas de ônibus sendo incendiados, tiros para todos os lados, entre mortos e feridos o Rio já quase não se salva mais!
Estamos em profunda agonia disfarçada pelos nossos afazeres diários, mascarando os surtos psicóticas que temos todas as noites ao assistirmos nossos telejornais em meios a escândalos e violência, haja Fluoxetina para espantar nossos males! Como exemplo no mesmo dia em que literalmente o bicho pegava em Vila Isabel, no Morro dos Macacos, cá no asfalto, no famoso Boulevard 28 de Setembro onde suas calçadas famosa por conterem partituras do grande sambista Noel Rosa como mosaico, acontecia normalmente sua obra de revitalização, alheia à todos os acontecimentos, alguns dizem que o Rio de Janeiro tem um poder de superação muito grande, eu já digo que nós cariocas não ligamos mais para tais coisas, estamos amortizados e imunizados contra os choques de ordem urbana e a decorrência em violência costumeiras em grandes metrópoles, nós estamos mortos! De certo teremos uma medalha de ouro nas olimpíadas de 2016 em tiro ao alvo!
Temos como um todo, uma tarefa difícil à frente de combater e cobrar de nossas autoridades que são mandatárias de nossas representações políticas e não donas uma postura e realmente uma solução para tal problema, não só a ordem da violência, assim como na saúde, habitação, educação transporte e outras mais! Para fechar o assunto o teremos mais que fazer além de rezar? Pois São Sebastião já não agüenta mais, assim como nós cariocas. E como se em meio a todo o caos que vivemos o Nosso governo do estado ainda estuda a antecipação da renovação de contrato da Supervia que só vence em 14 anos. É acredito de certa forma nós merecemos isso tudo!

Um comentário:

J.M. de Castro disse...

Perfeito, meu grande irmão, na cronica-crítica de nossa cidade. Aliás, apontas que não é mais crise, pois retorna sempre como sintoma. É crônica mesmo, com densidade, o que estamos vivendo...Será que a copa e a olimpíada serão produtivas para sanar nossos problemas? Diante de tal situação ganhar medalhas ou o título é mero adorno psicológico, um mero paliativo...
Abraços irmão